Segmentos de Restaurantes, Bares, Saúde e Estética são os que mais possuem empresas operando e encontram-se nas regiões sul e sudeste do Brasil

Em meio a repercussão da mudança da portaria do Ministério do Trabalho e Emprego que prevê, para os próximos dias, uma lista com cerca de 200 setores considerados essenciais, a VR fez um levantamento com 23 mil empresas e cerca de 850 mil trabalhadores para identificar as atividades que mais operam aos finais de semana.  

Por meio de registros de ponto nos últimos seis meses (setembro de 2023 e fevereiro de 2024), a empresa identificou que os setores de saúde e estética lideram o ranking – em números de empresas (2.622) e de trabalhadores (67.082) que atuam nos finais de semana. A categoria de bares e restaurantes vem em segundo lugar, com 20.305 empresas e 54.107 trabalhadores. O segmento de construção civil é o que mais possui trabalhadores operando aos sábados e domingos, com cerca de 97 mil funcionários, de 1.918 empresas.  

Os trabalhadores e empresas das regiões Sudeste (quase 10 mil empresas e média de 400 mil funcionários) e Sul (mais de quatro mil empresas e mais de 166 mil funcionários) são os que mais atuam aos finais de semana. Um recorte regional mostra que são 266.084 trabalhadores em São Paulo e 103.932 no Paraná.  

“Nossos dados demonstram uma diversificação de setores que funcionam aos fins de semana. Conseguimos ter essa previsibilidade, com análises de dados, porque temos uma plataforma de controle de jornada, segura e transparente, tanto para o empregador quanto para o trabalhador. Acompanhando o mercado conseguimos avaliar os movimentos de trabalho em vários segmentos”, explica Hendrik Machado, diretor-executivo da VR