Colunistas ConvidadosRoberta Mazzini

Introdução: Fundamentos e Impactos das Boas Práticas

Hoje, se inicia uma série de artigos sobre O Mundo Food Service, e para o pontapé inicial, lhes apresento, donos e gestores de serviços de alimentação¹, as Boas Práticas. Pense nela como o ingrediente secreto para o sucesso duradouro do seu Negócio de Alimentação.

Em um mercado dinâmico e competitivo como o atual, cada detalhe conta para construir uma marca forte e conquistar o cliente, e claro, a sua fidelidade. Você já pensou que pode existir um ingrediente, na maioria das vezes invisível aos olhos do consumidor, mas fundamental para o sucesso e a longevidade do seu negócio? Sim, estou falando da Segurança dos Alimentos.

Pensem nas Boas Práticas de Manipulação como uma aliada e, nunca, apenas como uma obrigação legal ou regras da Vigilância Sanitária. Elas são, na verdade, o pilar de um empreendimento alimentar próspero e respeitado. Pense nelas não como um custo, mas como um investimento estratégico com retornos significativos.

Por que “Fundamentos e Impactos”?

Entender a base da cadeia de segurança relacionada aos alimentos, assim como suas consequências – tanto positivas quanto negativas – é o primeiro passo para transformar este tema em um poderoso aliado do seu negócio.

O Impacto no seu resultado e reputação: ignorar os fundamentos da segurança dos alimentos pode levar a um cardápio caro e indesejado de problemas: surtos de doenças transmitidas por alimentos (toxinfecções) que podem fechar portas; multas pesadas que comprometem o fluxo de caixa; danos irreparáveis à imagem da sua marca que levaram anos para ser construída; e, o mais importante, a perda da confiança do seu cliente, que na minha opinião, é o que tem de mais valioso em qualquer empresa.

Em compensação, abraçar as Boas Práticas e tratá-la com carinho e como cultura organizacional há ganhos imensuráveis:

  • Clientes satisfeitos e fiéis se sentem seguros e valorizados;
  • Redução de desperdícios acontece com processos otimizados e organizados, evitam perdas de matéria-prima e interferem diretamente no seu CMV² e Gestão de Custos;
  • Equipe engajada e produtiva trabalha com propósitos claros e bem definidos;
  • Reputação impecável, o que torna o seu estabelecimento uma referência de qualidade e confiança;
  • Sustentabilidade do Negócio com a garantia do cumprimento legal e a estabilidade no mercado.

A partir de agora, vamos simplificar e detalhar a segurança dos alimentos e uma infinidade de temas relacionados a ela, de forma prática e direta. Os fundamentos essenciais e os impactos das Boas Práticas no seu dia a dia.

Preparem-se, para entender e transformar a Segurança dos Alimentos de uma preocupação para uma ferramenta de gestão, crescimento e tranquilidade.

Até a próxima semana!

¹. Serviços de alimentação: local que prepara e fornece refeições e produtos alimentares para consumo fora de casa, como: restaurantes, padarias, confeitarias, lanchonetes, bares, pizzarias, pastelarias, deliveries, food trucks, entre outros.

². CMV – Custo da Mercadoria Vendida: o coração do seu negócio.


Este conteúdo foi produzido por Roberta Mazzini, colunista convidada do Mundo Food Service. A autora responde integralmente pela apuração, redação e curadoria das informações aqui apresentadas.

Roberta Mazzini é nutricionista e consultora de alimentos, com ampla experiência como gestora de restaurante. Especialista em segurança dos alimentos, atua com foco em transformar boas práticas e redução de desperdícios em resultados concretos para o setor de alimentação fora do lar.

🔎 Leia a coluna da Roberta Mazzini no Mundo Food Service
🔗 LinkedIn: linkedin.com/robertamazzini
🌐 Site: robertamazzini.com.br
📸 Instagram: @robertamazziniconsultoria
📲 WhatsApp profissional: wa.me/5521964185459


O Mundo Food Service é uma comunidade que conecta fornecedores aos bares, restaurantes e lanchonetes, oferecendo conteúdo estratégico, ferramentas e soluções para impulsionar o setor de alimentação fora do lar.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo