GestãoPlanejamento
Tendência

10 melhores estratégias para restaurante pequeno vender mais

Com esforço e dedicação, é possível transformar um restaurante simples em um negócio lucrativo. Aqui vão 10 estratégias práticas para ajudar nisso:

1. Definir bem o plano de negócios

Coloque no papel tudo o que define o seu restaurante: público, localização, cardápio, diferenciais, projeções financeiras e operacionais, fornecedores, estrutura e metas.

Esse plano será seu guia estratégico — é ele que vai ajudar nas decisões do dia a dia e nos ajustes que precisam ser feitos com o tempo.


2. Ter um cardápio enxuto, mas irresistível

Com base no seu plano de negócios, crie um menu com poucas opções, mas que tenham qualidade, sabor e apresentação padronizada. Marmitas, receitas de família e pratos nostálgicos funcionam muito bem em restaurantes simples.

Comida que lembra casa de vó ou transmite carinho costuma atrair e fidelizar clientes.


3. Oferecer um atendimento excepcional

Clientes que escolhem lugares simples normalmente valorizam muito o atendimento. Por isso, invista em uma cultura de hospitalidade.

Treine sua equipe para chamar o cliente pelo nome, lembrar preferências e contar histórias dos pratos. Coletar feedbacks e responder com atenção também ajuda a criar laços com a clientela.


4. Dar destaque a itens com alta margem de lucro

Pratos como massas caseiras, escondidinho e PFs bem temperados têm baixo custo e são bem aceitos pelo público. Dê destaque a esses itens no cardápio, na comunicação visual e na fala dos atendentes.

Isso não só melhora o lucro como também facilita a operação da cozinha.


5. Manter ambiente e fachada sempre impecáveis

Mesmo restaurantes simples precisam transmitir conforto e limpeza. Um ambiente bem cuidado, com móveis limpos e organizados, faz com que o cliente se sinta à vontade e queira voltar — ou ficar mais tempo.

A fachada também é um cartão de visitas. Cuide dela com atenção.


6. Fazer delivery e/ou take away

Um bom delivery de comida caseira pode ser muito lucrativo. Embalagens adequadas, combos bem montados e promoções como frete grátis e cupons de desconto ajudam a conquistar novos clientes.

Se a operação permitir, experimente esse formato.


7. Digitalizar operação e atendimento

Automatizar partes da operação pode ser um passo importante para a rentabilidade, mesmo em restaurantes pequenos. Algumas tecnologias úteis:

TecnologiaAplicação
PDVs (frente de caixa)Facilitam fechamento de contas, emissão de notas fiscais e controle do caixa
ERPs (gestão)Ajudam no controle de estoque, finanças e pessoal
Cardápio digitalAumenta o ticket médio e reduz custo com atendimento
CRMAjuda a promover ações com aniversariantes, fidelização e promoções
WhatsAppPode ser canal de pedidos e comunicação, especialmente com cardápio digital integrado

Comece aos poucos e veja o que mais faz sentido para o seu negócio.


8. Apostar nas vendas sugestivas

Oriente a equipe a fazer sugestões de pratos ou combinações. Uma boa abordagem pode aumentar o ticket médio.

Quem já usa tecnologia pode aproveitar soluções com inteligência artificial ou automação para fazer essas sugestões diretamente nos pedidos.


9. Investir em ações de marketing digital

Use as redes sociais para mostrar o que você oferece. Tire boas fotos dos pratos, grave vídeos curtos, mantenha uma frequência de postagens e interaja com os seguidores.

Cadastre seu restaurante no Google, atualize informações no Google Maps e aproveite os recursos gratuitos disponíveis para ser encontrado mais facilmente.


10. Criar promoções e combos

Desde que não afetem a saúde financeira do negócio, pequenas vantagens fazem diferença para o cliente, como:

  • Sobremesa grátis
  • Desconto para acompanhantes
  • Combos executivos
  • Café de cortesia
  • Programas de fidelidade

Essas ações ajudam a atrair e reter clientes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo