
O iFood Move, o primeiro evento proprietário do iFood, voltado para parceiros e empreendedores do setor de alimentação, encerrou no dia 26 de setembro trazendo muitas novidades no setor de delivery e alimentação. O evento reuniu grandes nomes do mercado e apresentou novas soluções tecnológicas, como o iFood Salão e o iFood Pago, voltadas para otimizar a gestão e aumentar as vendas em restaurantes.
Além de palestras e painéis sobre inovação e tendências, o evento destacou a crescente importância da digitalização e do uso de dados no setor de food service. O iFood Salão se destacou como uma das principais inovações. Desenvolvido em parceria com a Videosoft, trata-se de um totem de autoatendimento, que já está em uso em 130 unidades de fast-food, permitindo que os clientes façam pedidos sem a necessidade de usar o aplicativo. Com isso, o objetivo é aumentar a eficiência e reduzir filas, especialmente em grandes redes. A previsão é de expansão até o final do ano, com custos para os lojistas variando de R$ 90,00 a R$ 250,00 mensais, conforme as funcionalidades escolhidas.
Já o iFood Pago oferece cashback, promoções personalizadas e novas soluções financeiras. O evento também enfatizou o uso de Inteligência Artificial para otimizar a operação, prever consumo e melhorar a gestão dos parceiros. Hoje, 67% dos estabelecimentos parceiros já utilizam essa tecnologia em seu cotidiano.
Mudanças nos Hábitos de Consumo dos Brasileiros
Com a consolidação do delivery, os hábitos de consumo dos brasileiros estão mudando, criando novas oportunidades para empreendedores do setor de alimentação. O Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood, em parceria com a consultoria Galunion, lançado durante o iFood Move, destacou o aumento de 31% nos pedidos de café da manhã entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo de 2024. No entanto, apenas 19% dos estabelecimentos estão abertos durante esse período, o que representa uma grande oportunidade de mercado.
Outro momento promissor é a madrugada, que registrou um aumento de 25% nos pedidos, enquanto apenas 7% dos estabelecimentos operam nesse horário. O período mais movimentado ainda é o jantar, que concentra 58% dos pedidos no iFood.
Os pratos mais pedidos refletem o gosto do brasileiro por comida brasileira e lanches, que figuram no top 5 das refeições preferidas. Durante o almoço, 38% dos pedidos são de comida brasileira. Além disso, as marmitas ganharam destaque, com um crescimento de 6 vezes entre 2019 e 2023.
Aos fins de semana, a indulgência gastronômica prevalece: 61% do consumo de pizza ocorre de sexta a domingo, enquanto domingos são marcados por pedidos de doces, comida italiana e padarias, sendo o único dia em que refeições tradicionais não estão no top 10.
Transformação Digital no Food Service
O iFood Move também ressaltou a urgência da digitalização para empresas do setor. Diego Barreto, CEO do iFood, enfatizou o impacto da transformação digital na experiência do consumidor, destacando o uso de tecnologias como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados. Segundo Bruno Lopes, do Sebrae, a incorporação dessas tecnologias, além da valorização da gastronomia local, são tendências que agregam valor e ajudam a fortalecer o negócio.