Grupo HEINEKEN, Sympla e Livre de Assédio lançam curso gratuito para combater assédio em bares e eventos
Com o objetivo de promover ambientes mais seguros e acolhedores para clientes e colaboradores, o Grupo HEINEKEN, a Sympla – plataforma de venda de ingressos e gestão de eventos no Brasil –, e a Livre de Assédio – primeira plataforma brasileira a unir tecnologia, metodologia própria e protocolos firmes contra assédio e discriminação – lançaram o programa “Diversão com Respeito”. Este treinamento on-line é voltado à prevenção e combate ao assédio em bares, eventos e restaurantes de todo o Brasil.
A iniciativa é direcionada às brigadas – equipes que atuam na linha de frente do atendimento – e a todas as pessoas envolvidas com eventos, bares, agências, donos de estabelecimentos e demais profissionais do setor. O objetivo é fortalecer a cultura do respeito no food service, um dos segmentos mais movimentados e diversos do país. Abordando temas como a importância do consentimento, o que caracteriza discriminação e dicas práticas para estar preparado em eventos, o treinamento está disponível na plataforma Sympla Academy desde 19 de maio e poderá ser acessado por até dois anos.
Todo o conteúdo foi desenvolvido com base na legislação federal, em leis estaduais e em boas práticas nacionais e internacionais. Para garantir um verdadeiro domínio sobre o assunto, as empresas contam com a parceria da Livre de Assédio, que lidera os conteúdos e discussões do curso.
“Criar um ambiente seguro e acolhedor é uma responsabilidade coletiva. Nossa companhia já conta com uma frente de Direitos Humanos que atua diretamente no combate ao assédio em eventos de grande porte patrocinados por nossas marcas, como o Coala Festival e a Fórmula 1. Agora, com o lançamento de ‘Diversão com Respeito’, buscamos não apenas preparar nossas equipes, como as brigadas, mas também incentivar que o público se sinta parte ativa na construção de um ambiente respeitoso”, explica Sirley Lima, Vice-Presidente do Jurídico do Grupo HEINEKEN.
A executiva destaca ainda a importância de contar com parceiros especializados no tema, que trazem conhecimento e vivência fundamentais para ampliar a conscientização e promover atitudes de cuidado, empatia e enfrentamento diante de situações de assédio ou discriminação.
“A Sympla acredita que a educação transforma. Por isso, se uniu à Livre de Assédio e ao Grupo HEINEKEN em uma iniciativa que passa a integrar o catálogo de cursos do Sympla Academy. A proposta reforça nosso compromisso em apoiar produtores de eventos, casas de shows, bares e restaurantes no enfrentamento e na prevenção ao assédio. Nosso objetivo é contribuir com informação e orientação, fortalecendo o papel da Sympla como parceira estratégica do setor e apoiadora de ações que promovem mais respeito e responsabilidade nesses espaços”, afirma Ludmilla Fernandes, C-level responsável pelas iniciativas de educação da companhia.
Ana Addobbati, fundadora e CEO da Livre de Assédio, ressalta: “Trata-se de uma iniciativa de extrema relevância no enfrentamento à violência de gênero. Estamos falando da construção de uma rede de apoio às mulheres em ambientes de entretenimento e lazer. Capacitar profissionais, por meio do letramento de uma temática tão importante, vai permitir também a transformação em outros espaços de convivência dessas pessoas. É a ampliação de uma cultura de acolhimento, que tem o poder de romper com modelos tradicionais e contribuir na formação de uma sociedade mais justa e saudável para todos, conversando com as obrigatoriedades das novas leis e aterrissando as boas práticas que as marcas comungam em escala”.
O curso oferece certificado de conclusão com validade de um ano, sendo necessária a recertificação anual. Para acessar o treinamento, basta visitar a plataforma Sympla Academy.