Indústria busca ampliação da jornada sensorial do consumidor também em opções saudáveis

Se engana quem pensa que os setores de moda e arquitetura são os principais influenciadores nas tendências de cores. Na alimentação a cor também possui o poder de despertar sentimentos. Cada vez mais, as pessoas associam cores e sensações aos alimentos, exercendo impacto significativo na decisão de compra. São os chamados alimentos indulgentes, caracterizados pela riqueza de sabores, texturas ou cores.

Bolos, balas, pirulitos, chocolates e sorvetes são apenas alguns exemplos que se encaixam nessa categoria. Essas opções não se limitam à função nutricional, mas proporcionam experiência sensorial única. Muitas vezes os alimentos indulgentes são associados a celebrações e momentos especiais. Quem nunca pegou brigadeiro escondido em uma festa de aniversário ou até mesmo teve vontade de passar a mão na cobertura colorida do bolo? São os alimentos indulgentes despertando as memórias gustativas. 

Pesquisa realizada em 2023 pela Oterra, maior produtora global de corantes naturais para alimentos e bebidas e suplementos alimentares,  constatou que no Brasil a cor laranja é considerada uma das mais atrativas para bebidas. Isso porque está associada a energia, emoção e felicidade. Já as cores preto e violeta foram identificadas como as menos atraentes. No caso da cor branca, a sensação é de relaxamento. 

A confeitaria,  outra categoria muito importante no setor de alimentação, também desempenha papel significativo em relação às cores. Prevê-se grande crescimento dessa categoria em 2024, impulsionado pelo aumento da busca dos consumidores por alimentos indulgentes. 

Saudável e indulgente, por que não? – Ainda que os alimentos indulgentes possam ser vistos como “pecados ocasionais”, a indústria está atenta a uma demanda do consumidor em busca de alimentação mais saudável. Segundo levantamento da Innova Market Insights, 46% dos consumidores procuram por alimentos e bebidas que ofereçam opções saudáveis e indulgentes.

 “Ao reconhecer a busca por indulgência e funcionalidade, a indústria de alimentos pode direcionar esforços para criar ofertas que não apenas atendam a essas expectativas, mas que as superem”, opina Stella Munhoz, gerente de Marketing da Oterra para a América Latina. Ela continua: “Isso implica não apenas em inovação nos produtos, mas também exige atenção redobrada às estratégias de marketing e distribuição. A busca por novos modelos de negócios, a implementação de produtos inovadores e a incorporação de práticas sustentáveis são elementos fundamentais para trilhar esse caminho”. 

Entenda como os alimentos indulgentes e as cores influenciam a alimentação