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Employer Branding no Food Service: O tempero secreto do sucesso para atrair, engajar e reter talentos

No mundo do Food Service, não basta ter um bom produto. As pessoas são o coração do negócio. E, cada vez mais, vemos um movimento: colaboradores que escolhem onde querem trabalhar não apenas pelo salário, mas pela cultura, propósito e experiência interna que a empresa proporciona. É aí que entra o Employer Branding no Food Service, que não é apenas a gestão da marca empregadora, e sim, uma estratégia para posicionar sua empresa como um ótimo lugar para trabalhar, criando uma reputação sólida no mercado de trabalho, tanto por quem já está no time quanto por quem sonha em fazer parte dele. No food service, onde a rotatividade de funcionários é alta, a escassez de talentos especializados, a necessidade de manter a experiência do cliente impecável e a pressão operacional é intensa, essa estratégia pode ser o diferencial competitivo poderoso que separa empresas comuns de negócios sustentáveis e de sucesso.

Por que o Employer Branding importa no Food Service?

•Rotatividade elevada: Empresas que não cuidam de seus talentos perdem tempo e dinheiro com contratações e treinamentos recorrentes.

•Inovação: Colaboradores engajados trazem ideias novas, ajudam a melhorar processos e elevam a experiência do cliente.

•Conexão com o cliente: Um time feliz e engajado entrega atendimento mais caloroso, direto na veia da fidelização.

Na prática, você pode pensar em implantar essa estratégia de Employer Branding no Food Service começando pela definição da sua cultura: estabeleça valores claros e reais, que orientem as atitudes da equipe e invista em comunicação interna para que o time esteja bem informado e falando uma só linguagem, isso fará com que você tenha um time alinhado. Posteriormente, crie rituais de reconhecimento fazendo pequenas celebrações para aumentar a sensação de pertencimento e, se possível, desenhe uma trilha de carreira para que os colaboradores possam saber onde podem chegar no caminho de crescimento. E claro, mostre ao mercado usando as redes sociais para compartilhar bastidores e mostrar sua marca empregadora na prática.

Pergunte-se:

•O que sua empresa comunica aos candidatos além do salário?

•Seus colaboradores atuais falam bem ou mal de trabalhar com você?

•Sua cultura organizacional é clara e vivida no dia a dia?

Tendência do setor: Employer Branding no Food Service

Grandes redes do food service já estão investindo pesado em Employer Branding no Food Service. Segundo pesquisas internacionais, empresas com estratégias estruturadas nesse campo reduzem em até 28% a rotatividade e aumentam em 50% o número de candidatos qualificados em seus processos seletivos. Uma empresa com reputação empregadora sólida conquista mais candidatos qualificados, maior retenção de talentos estratégicos, engajamento real do time e vantagem competitiva sustentável no mercado. Quando sua empresa se torna o lugar onde todos querem estar, o sucesso deixa de ser perseguido e passa a ser inevitável. Pesquisas apontam que 86% dos candidatos pesquisam a reputação da empresa antes de se candidatar.

No food service, cuidar da marca empregadora é mais do que RH, é estratégia de negócio. Afinal, quem cuida das pessoas, multiplica resultados. Se sua marca encanta clientes, mas não inspira colaboradores, a conta não fecha.

Recomendações de leitura:

• “The Employer Brand” – Simon Barrow e Richard Mosley (clássico que inaugura o conceito).

• “Talent Magnet: How to Attract and Keep the Best People” – Mark Miller (focado em liderança e atração de talentos).

• “Liderança Tóxica” – Ana Paula Salviatti (reflexão sobre o que não fazer no ambiente organizacional).


Este conteúdo foi produzido por Mari Fernandes, colunista convidada do Mundo Food Service. A autora responde integralmente pela apuração, redação e curadoria das informações aqui apresentadas.

Psicóloga CRP 03/8519, Headhunter, Master Coach e empresária. Possui mais de 15 anos de experiência com gestão de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, como Walmart e Cencosud. Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, possui MBA em Coaching e Gestão de Pessoas pela FAPPES (SP) e Coaching Ontológico pela Fractal Escuela Ontologica de Desarrollo Humano (Santiago/ Chile).

🔎 Leia a coluna da Mari Fernandes no Mundo Food Service
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Referências e dados:

•Gallup (2023): Empresas com alto engajamento reduzem em 59% a rotatividade.

•Glassdoor: 86% dos candidatos pesquisam a reputação da empresa antes de se candidatar.

•McKinsey: O Employer Branding consistente pode reduzir custos de contratação em até 50%.

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