MercadoTurbine seu Delivery
Tendência

Depois da 99Food, é a vez do Rappi atacar: taxa zero e R$ 1,4 bilhão para desafiar o iFood

Com investimento de R$ 1,4 bilhão, app quer triplicar de tamanho no Brasil e promete: “restaurante vai receber R$ 96,50 de cada R$ 100”

Enquanto o iFood aumenta taxas e enfrenta críticas de restaurantes e entregadores, o Rappi decidiu partir para o ataque. A partir desta segunda-feira (5), o aplicativo inicia um ambicioso plano de expansão que mira dobrar sua base de restaurantes até o fim do ano — de 30 mil para 60 mil — com uma proposta direta e provocadora: taxa zero para o restaurante por três anos.

Na apresentação da estratégia que também inclui isenção total das taxas de intermediação e entrega, mas também um pacote de benefícios para entregadores — uma resposta direta ao reajuste tímido anunciado pelo iFood na última semana.

“Hoje, um pedido de R$ 100 custa R$ 17 para o restaurante no Rappi. Com o novo plano, ele paga só R$ 3,50 e recebe R$ 96,50. Enquanto isso, há players cobrando até R$ 35. Estamos mudando o jogo”, dispara Felipe Criniti, CEO do Rappi Brasil.

O único valor cobrado será a taxa de adquirência (meios de pagamento), fixada em 3,5% do pedido. Em troca, os restaurantes deverão oferecer ofertas exclusivas na plataforma — algo que também visa aumentar o tráfego e a competitividade do app frente à concorrência.

WhatsApp na mira e sedução de quem tem delivery próprio

Além de restaurantes já presentes em apps de entrega, o Rappi também quer seduzir quem ainda opera com entregas diretas ou via WhatsApp. “O WhatsApp movimenta 130 milhões de entregas no Brasil e ainda é um sistema muito manual. Vamos entregar tecnologia e gestão para esse mercado”, afirma Criniti.

O plano de crescimento está ancorado em um investimento robusto: R$ 1,4 bilhão nos próximos três anos, com 40% focado exclusivamente em restaurantes.

Contra-ataque com celebridades e entregadores valorizados

Para comunicar sua ofensiva, o Rappi vai escolher uma ou mais celebridades como embaixadores da marca — um movimento que reforça a intenção de ganhar visibilidade e reforçar sua nova proposta. A estratégia de comunicação será revelada em breve.

Já os entregadores também devem sentir a diferença: o app promete taxas mais vantajosas do que as oferecidas pelos concorrentes. Vale lembrar que, no iFood, a remuneração por entrega na modalidade Bike subirá para R$ 7 em junho — valor criticado por entregadores em diversas cidades.

Mercado se mexe: Rappi entra com força enquanto gigantes observam

O anúncio do Rappi foi feito durante evento em São Paulo, com participação de grandes marcas como Ambev, Coca-Cola, Google e Stone.

O recado do Rappi é claro: quem vive do delivery e sente o peso das taxas, agora tem uma nova alternativa para respirar. Com taxa zero, apoio a entregadores e foco em pequenos e médios negócios, o app lança uma provocação direta ao iFood e promete agitar o mercado de alimentação fora do lar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo